segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O que podemos aprender com Zaqueu?

Zaqueu um homem bem sucedido e pouco amado, não perdeu a oportunidade de chamar a atenção do Messias, vejamos.

Logo após Jesus ensinar o quanto é difícil um rico entrar no Reino de Deus em sua trajetória para Jericó, Ele se deparou com o chefe dos publicanos pendurado em uma figueira somente para velo passar e essa atitude chamou a atenção de Jesus que disse: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”. (Lc 19.5)

Mas o que levou esse homem rico a querer subir em uma figueira e ouvir a multidão murmurando a ponto de ser humilhado diante de Jesus? Pois Zaqueu era um homem rejeitado e odiado pelo os seus compatriotas por ser o cobrador de impostos, e o povo não se conformava com os impostos altos cobrados por Roma e tudo nos dar a entender que Zaqueu defraudava cobrando impostos a mais do que deveria.

Imagino que Zaqueu não tinha amigos e não era bem vindo onde ele passava, mas, logo percebeu que suas riquezas não traziam felicidade e nem paz. Quando Zaqueu avistou que Jesus passava por ali ele não perdeu a oportunidade de subir em uma figueira porque ele era de baixa estatura e jamais iria conseguir ver o Mestre por causa da multidão que o seguia e também sabia que Jesus não o veria, então precisou tomar uma atitude de ver e chamar a atenção do Mestre, e essa atitude mudou não somente sua vida, mas, de toda sua família para sempre, pois Jesus disse a Zaqueu: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão”. (Lc 19.9)

Podemos aprender com Zaqueu de tomar uma atitude de fé para chamar a atenção de Jesus. Ele subiu em uma figueira para ver o Mestre, mas, hoje se nós realmente queremos ter um encontro com Jesus precisamos descer da figueira que subimos do salto alto e se esvaziar de nós mesmo deixar o egoísmo, orgulho, arrogância, enfim o velho homem escravizado. E aprenderemos a ser humilde e manso, e com certeza chamaremos a atenção de Jesus que mudara para sempre nossas vidas. Zaqueu instantaneamente depois do encontro com o Mestre aprendeu a renunciar aquilo que era indigno e ele disse a Jesus: “resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”. (Lucas 19.8)

Acredito que depois desse encontro Zaqueu passou a ser um homem diferente, encontrou a felicidade a sua dignidade e o mais importante encontrou a fonte da vida!

Ore: Jesus hoje quero ter um encontro contigo, me ensina a ter atitudes de fé e renuncia como Zaqueu que chamou a tua atenção subindo em uma figueira só pra te ver, assim quero tomar atitudes que renuncie o velho homem, somente pra te ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário